BMW X6 M x Cayenne T
Duelo de grandes, não somente pelas montadoras BMW ou Porsche, porém se trata de dois super utilitários esportivos.
A BMW com tradicionais carros esportivos, sedans luxo ou grandes sedans, deu um grande salto em seus projetos, entrando definitivamente em um mercado muito competitivo, os utilitários esportivos. Em 1999 a BMW lança seu X5, que foi sucesso absoluto de vendas, chegando a marca de um milhão de veículos produzidos. Não satisfeita, lança bem depois a X6, e recentemente, X6M.
Esse significado nem precisaríamos informar, mas, toda série M da BMW, significa esportividade, cavalaria elevada, suspensão mais esportiva, rodas de dimensão elevada... assim na M1, M3, M5, M6, X5M, X6M, Z4M.
Com um configuração além de um utilitário, esse é definitivamente um esportivo para passageiros.
Sua potente casa de máquinas, conta com um motor V8 e 4395 cilindradas, sistema M TwinPower Turbo, gerando 555 cvs e torque de 69,34 kgfm a 1,500 e 5,650 rpm, com constância nesta faixa, é impressionante o gráfico de torque. Seu torque sobe até 1,500 rpm se mantém estável até 5,650 rpm sem pico ou queda nesta faixa, trabalho fantástico.
De 0 - 100 km/h sua marca é de 4.7 segundo, até 200 km/h em 16,9 segundo e máx. de 250 km/h limitada eletrônicamente. Sua média de consumo a 100 km/h é de 13,9 km/l.
Por fora conta com spolers M, escapamento duplo e ponteiras duplas, novo desenho do faróis, detalhes com o logo M nas laterais e traseira.
Calçado com exclusivas rodas 20' e pneus 275/40 dianteira e 315/35 traseira.
Medida entre eixos é 2933mm e comprimento total de 4876mm.
Seu interior é funcional e muito bem acabado, com muito couro, detalhes em alumínio, costuras estilo linha M, tela touch, volante multifuncional, bancos elétricos... e muito mimos aos que sentam em um X6M.
Como existe representantes BMW no Brasil, seu preço oscila pouco, gira em torno de R$460 mil.
A Porsche, uma gigante em super esportivos, começou sua "aventura" na linha SUV's com a Cayenne, sem ter dimensão do sucesso do utilitário esportivo que lançava, a Porsche investiu pesado no seguimento, tornando-se umas das líderes do mercado. Seu SUV, Cayenne, respresenta metade de toda produção Porsche.
Seu motor é fascinante, um V8 de 4806 cilindradas, twin-turbo com 500 cvs e torque de 71,33 kgfm entre 2250 e 4500 rpm, constante.
De 0 - 100 km/h em 4.7 segundos, velocidade máx. 277 km/h e média de consumo de 14,9 km/l a 100 km/h.
Medida entre eixos é 2895mm e comprimento de 4846mm.
Ambos os modelos contam com suspensão a ar, controlado eletrônicamente.
O porsche utiliza rodas 19'. Seu interior é um requinte, luxuoso e acabamento fino. Conta com alumínio nos detalhes e muito alcantara.
Seu valor também oscila pouco, por possuir representantes no Brasil, média de R$580 mil.
Definitivamente dois super esportivos para passageiros, ou SUV, ou SAV - no Japão, são super carros e qualquer escolha o colocará em uma dimensão muito alta, com tudo, o Porsche Cayenne Turbo é pouco mais veloz de velocidade máx., com mesma aceleração de 0 - 100 km/h, um pouco menor entre eixos e tamanho total, melhor consumo médio e melhor acabamento interno, porém seu preço é superior. Os dois se equivalem, se preferir algumas mordomias opte pelo Cayenne, caso contrário o BMW lhe dará a mesma confiança!