Lubricheck
A troca de óleo sempre foi uma dúvida, qual o momento exato, quanto tempo pode ficar sem troca, a melhor condição para manter a qualidade?
Desde 1950 é utilizado a mesma regra, a cada 5000 km, 10000 km ou seis meses se troca o óleo. Mas nunca foi possível ter uma ideia do óleo que você utilizou, se passou do ponto ou ainda mantinha suas propriedades.
Hoje algumas montadoras utilizam um sistema no carro com um sensor no motor que avalia constantemente a viscosidade do óleo e acusa no painel o momento exato para uma troca com segurança.
Isso ainda não está nas mãos de todos, e a empresa americana Lubricheck pensou a frente e resolveu revolucionar, criando um aparelho que consegue dizer a qualidade do óleo que seu motor está utilizando, com algorítmos ele checa viscosidade, impureza, acidez e partículas carbonizadas.
Simples para utilização, com apenas uma gota, ele mostra em um painel luminoso em LED o resultado de 1 a 10, sendo 1 como o mínimo de qualidade.
Assim teremos o momento certo para toda troca de óleo, sem precisar que o frentista coloque uma gota de óleo nos dedos, esfregue e com isso tire a conclusão, "tá quase na hora de trocar", absurdo.
A empresa começará a produção em breve.