VW GOL G-IV 2.0 TURBO 2009/2009

A Volkswagem conseguiu fazer história desde o lançamento do gol.

Sua produção começa em 1980 e em pouco tempo vira um sucesso nacional. Em 2009 alcançou um total de 5 milhões de veículos produzidos, e mais de 700 mil unidades exportadas para mais de 50 países. Carro mais vendido 23 anos consecutivos.

O gol hoje é vendido na China, Rússia, Argentina, Nigéria, México e muitos outros.

Sua revolução contou com motores refrigerado a ar, logo após, o Ap, passando pelos CHT e o lendário motor com bielas de 159mm 2.0 16V, que teve o cabeçote com mesma arquitetura utilizado no Audi 80, modelo S2 e RS2 com 315 cvs, mas com nomenclatura GTi o   gol rendia 156 cvs.

Em agosto de 2005 a VW lança o gol geração 4, esperando o mesmo rendimento em vendas, a empresa resolveu investir definitivamente nos motores 1.0 e deixa de lado o leque de opções que havia lançado anos anteriores, ficando limitado a motores 1.0, 1.6 e 1.8 e acabamento grosseiro.

O G4 não obteve o mesmo sucesso e seu concorrente com o Palio consegue liderar e representar grande parte de vendas.

Nas arrancadas e nas ruas, onde os carros preparados eram consolidados com os quadrados, e motores Ap, com o tempo essa história teria novo capítulo, agora os G4 fazem parte de uma paixão pelo Brasil, principalmente entre os carros preparados, pois, conta com melhor aerodinâmica, o ar é cortado com mais facilidade, menos torção no chassi, caixa de ar maior e melhor espaço no cofre do motor, mas os motores Ap não saem de linha para o esporte e amantes da velocidade.

O exemplar a seguir é um dito G4 ano 2009, 1.0 8v, 4 portas, com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, ou seja, um 1000 completo.

Não se engane pelos profissionais que temos hoje pelo pais, pois, o que veremos é uma verdadeira preparação para pistas e arrancadas, mas o carro é de rua.

Sua preparação começou com o motor que foi retirado e substituído, seu bloco baixo agora com 2000cc conta com bielas e pistões forjados, pinos para 800 cvs, virabrequim balanceado, bomba de óleo especial para maior volume, radiador de óleo, embreagem 2000 Lbs, com o famoso câmbio do GTi 16v, cabeçote fluxo cruzado do Golf, comando de válvula 265/273, válvulas e molas do cabeçote maiores e resistente a maior carga, trucho mecânico, coletor de exaustão em inox, coletor de admissão duplo em inox, corpo de borboleta de alta vazão, catch tank, 3 bombas de combustível, uma delas de alta performance, 8 bicos de alimentação, sendo 4 de 150 lbs, injeção programável, sonda wide band, turbina k27 e uma vasta lista de equipamentos de primeira linha.

Sua interna é espalhado de manômetros funcionais, que ajuda no controle imediato na verificação de pressão do óleo, combustível, turbo, temperatura do motor e ainda conta com um pirômetro, para controle da temperatura dos gases do sistema de exaustão e mistura do ar/combustível, como um hallmeter , porém com uma precisão incrível, tornando o carro muito liso e forte. Bancos concha Sparco dá toda segurança e posição ideal para dirigir. Mesmo com tudo isso, o carro tem sistema multimídia com DVD Pionner, módulo de potência, subwoofer e kits nas portas, será que é muito útil esse sistema sonoro, com o som da turbina que empurra até 2,6 bar de pressão?

Na parte externa seu visual é atraente, agora o carro é calçado com pneus 195/55 Toyo R888, semi slick que cola o carro no asfalto e rodas de 15 polegadas da Parati track & field, antes o carro estava com as rodas do novo gol G-V, aro 17", escurecidas. Com rodas 15’ e toda suspensão preparado para rua, apenas recalibrado os amortecedores e molas menores, seu visual é bem linear, nada de carro empinado, com a frente enterrada e a traseira alta.

O proprietário/preparador Fábio Martins passou mais de 2 anos, desde o projeto inicial, até poder colocar o pé no acelerador dessa flecha vermelha.

Perguntado sobre valores, ele desfaz e diz: "Valor é complicado falar, nem é bom somar para não se apavorar", mas, por cima foi gasto mais de R$ 40 mil e o resultado é um carro que rende 580 cvs, afirma ele.

Na arrancada que participou no Velopark seu tempo nos 201m foi de 8,313s, e nos 402m foi 12,349s, números ótimos, levando em conta que esse carro é de rua sim, não existe suspensão para pistas e nem chumbo para melhor tração.

Parabéns a toda equipe  e ao Fábio pelo mega projeto, desenvolvido com equipamentos de 1ª linha e muita dedicação, agora ele busca números mais baixos nas arrancadas, vamos esperar e conferir, aqui, que terá atualizações de todo o desenvolvimento.

*Agradecimento especial ao Proprietário, pela autorização de divulgação de imagens e preparação.


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