VW GOL TSI 2000 MI TURBO 1997/1998

Um raro exemplar de uma série única que a Volkswagem fez.

Assim como os GTi's, os TSi's são considerados séries esportivas, com poucas unidades fabricadas e muitos diferenciais.

A partir de 1995 a Volkswagem revulociona o mercado colocando a prova toda sua capacidade de criação. A partir deste ano a empresa lança uma sequência de cilindradas na família gol , marcando época pela leque de opcões. Começando com 1.0 8v, 1.0 16v, 1.6 8v i, 1.8 8v i e 2.0 8v i, esses foram motores monoponto, com apenas um bico de alimentação, com isso, tinha seu desempenho fraco, logo, a marca alemã coloca para circular motores Mi, com multiponto, ou 4 bicos de alimentação. Todos os motores anteriores agora passam a ser multiponto. Nesse meio período é lançado o famoso motor 2.0 16v, que equipou o lendário GTi 16v, com a participação da Audi no projeto. 

Este tol é muitponto e motor com 2000 cilindradas.

Originalmente contava com aerofólio, rodas aro 14", limpador traseiro, vidros laterais rebatíveis e faróis de milha.

No visual foi adicionado, brake light no aerofólio, retrovisores elétricos, bancos do gol G5 e rodas orbit aro 16", calçado com pneus 195/45.

Sua suspensão toda preparada para suportar a cavalaria extra, tem molas red coil do GTi 16v e amortecedores originais cofap e conta também com batentes retrabalhados, porém, o proprietário afirma que a suspensão será melhorada.

A parte pesada do projeto foi o seu motor, feito toda preparação para adição de turbo. Seus pistões e bielas são forjados, 2 bombas de GTi e 1 de Astra, 5 bicos de 80Lbs sendo 1 auxiliar, toda linha de combustível e alimentação refeita, catch tank, escapamento de 2,5 polegada com 2 abafadores para turbo, sua parte aspirada conta com cabeçote totalmente retrabalhado, molas e pratos especiais, tucho mecânico, comando de válvula 284/284, polia do comando regulável, câmbio de GTi 16v, embreagem 1200Lbs hidráulica, intercooler, injeção programável, turbina Biagio turbo C .50 caixa fria e .63 caixa quente, anda com 0,9 bar de pressão no pé e 1,66 bar de pressão no booster, feito o acerto no dinamômetro seu desempenho foi de 245 cvs no pé, não foi possível prosseguir na medição, pois, sua pressurização estourava.

Carro ficou muito forte, seu torque de 35Kgfm é alto, para um carro de rua e dia-a-dia é bem divertido.

Porém, esperem, em breve ups...

Parabéns ao proprietário, bela máquina!

 

Upgrade

-Borg Warner K27 Plus

    Sua Biagio Turbo C parou, no acerto. Em breve novo acerto e vídeos com nova turbina!

*Agradecimento especial ao Proprietário, pela autorização de divulgação de imagens e preparação.


www.cadernoautomotivo.com.br