GOL GTS 1.9 TURBO 1991/ 1991
GTS sinônimo de esportividade e exclusividade.
A Volkswagem lançava em 1988 o substituto do Gol GT, que na época era um grande esportivo, pois contava com mecânica do seu primo maior, o Santana.
Nessa mesma época era lançado o primeiro carro com injeção eletrônica do país, o GTI, porém, os dois muito idênticos, utilizavam mesma carroceria, interna, painel, bancos, até algumas rodas.
Como era o primeiro carro injetado, as dúvidas sobre a novidade eram grandes, então a VW produzia um carro injetado e outro carburado, essas eram suas principais diferenças, mas a potência em cilindrada também mudava, o GTS andava com 1800 cilindradas cúbicas e o GTI era 2000.
A injeção eletrônica apesar de analógica, desenvolvida pela Bosch, deixava o carro sempre liso, econômico e mais forte, mesmo assim existia a grande dúvida, já que o sistema com carburador era mais barato, fácil de manutenção e tinha bom desempenho.
Depois de muitos anos, em 1994 o carburador já não tinha mais espaço, todas empresas haviam lançados carros com o sistema injetado e já era ultrapassado o carburador, mesmo assim, a VW ainda produziu no mesmo ano esportivos com carburadores, Parati GLS e Voyage Sport eram exemplos.
O sistema de injeção eletrônica foi revolucionário no mundo, não resta dúvidas sobre sua superioridade, mas mesmo assim, alguns defendem muito o sistema carburado, principalmente em grande preparações de capacidade volumétrica, como em V8, por exemplo. Os norte-americanos ainda utilizam em grande escala em preparações, carburadores quadrijet, mas com a progressão e desenvolvimento de injeções programáveis, não deixa pedra sobre pedra para as dúvidas, injeção eletrônica é sim uma opção inteligente e excelente para preparação.
O veículo da Matéria foi comprado de um segundo dono, encontrava-se parado em uma garagem, sendo devorado pelo tempo. Com pouco mais de 70000 Km originais, ele foi levado para uma restauração, feito o processo completo de pintura, o carro apresentou sua verdadeira "face" e sendo um super raro nas ruas.
Estudando todo o projeto de preparação, o desejo inicial era um carro aspirado. Isso fugiria do que era de se esperar, pois o proprietário buscava um carro forte e para o dia-a-dia. Então começa o dilema, depois da conclusão de que o carro seria turbo.
Que potência buscava, qual turbina utilizar, injeção?
Os passos foram seguidos no caminho certo, foi substituído todo sistema de carburação e adicionado uma injeção eletrônica programável. O motor foi aberto para uma retífica, e constatado, todas as peças internas eram "standard". Agora com pistões forjados de 82,5 mm, o carro passa a ser um “milenove”, suas bielas foram substituídas por peças forjadas, o cabeçote passou por um processo de aspiração, aumentando seus diâmetros, adicionados bicos retrabalhados para uma maior vazão, 3 bombas de GTI, linha de combustível refeito, novo coletor de exaustão, escapamento de 2,5” e a turbina escolhida foi uma BorgWarner K27.
Seu câmbio foi substituído, para uma melhor confiabilidade, agora Cavalo de Tróia forjado, embreagem de 1200 Lbs. Ainda assim, com toda preparação no cofre do Gol, seu ar-condicionado foi mantido.
Na externa o GTS é único, com rodas do Passat alemão de 16”, calçados com pneus 195/45 e molas menores, é de chamar a atenção.
Sua pressão hoje no pé é de 1,5 bar, porém, será regulado no booster para uma menor pressão direta e maior pressão quando acionado.
Ótimo carro, bons resultados e uma boa montagem, tudo feito pela MR Preparações. Sua injeção eletrônica foi montado em apenas um dia, o preparador Rogério e Manoel, trabalham com muita dedicação e qualidade, parabéns ao projeto e proprietário, o carro é de rua e representa bem um “milenove”.
Fotos e vídeos de todo o processo de restauração, preparando e acertando.
*Agradecimento especial ao Proprietário, pela autorização de divulgação de imagens e preparação.