Porsche GT2 RS x GT3 RS
A Porsche detêm hoje, um grande respeito entre seus rivais - hoje e sempre. Sua gama de fãs é grande, seus carros expetaculares.
A marca hoje, vende 50% de todos os veículos de sua produção, de Cayenne. Isso têm grande repercussão no mercado mundial, porque uma linha SUV de luxo, sem Cayenne, é deixar uma lacuna muito grande aberta, ou simplesmente perder um pouco a atraçaõ do seguimento. A marca em 2009 teve uma premiação como o melhor "Carro do Mundo" elegendo o 911 Carrera, já recebeu premiação de motores e é grande o seu histórico de troféus.
Mas, porém, o foco agora não é esse, vamos para o que realmente interessa: GT3 RS x GT2 RS?
Vamos começar afirmando que são dois super esportivos totalmente diferentes, sem concorrências entre si. Um é super aspirado (GT3 RS) e o outro super turbo (GT2 RS). Mas qual o objetivo? Obter uma opnião com diferenças de dois mitos, e os resultados que podem não ser tão diferentes, será?
Começando com o GT3 RS, que é movido por um motor boxer - de 6 cilindros contrapostos, 4 válvulas por cilindro e um avançado sistema de comando de válvula variável. Com o conceito de produzir um veículo muito rápido, seu motor vira 8500rpm.
No tradicional GT3, o motor gera 435cvs com 3.797 cilindradas cúbica, correspondendo a 114cvs por litro. Seu torque é de 44Kgfm a 6.250rpm, com aceleração de 0 - 100km/h em 4,0 segundo e máx. 312km/h. Esse era o resultado do trabalho da fábrica de Stuttgart com o GT3, logo após um "pequeno" upgrade, surge o GT3 RS, versão que conta com mesmos 3.797 cillindradas cúbica, porém 450cvs de potência e pula para 118cvs por litro, marca fantática. Este ganho é devido as duas novas sondas e novo coletor de admissão, com maiores diâmetro, agora o torque é atingido em 6.750rpm.
Para atingir 100 km/h com partida a zero, é necessário 3,8 segundos. Sua relação é melhor em todas as marchas. Seu câmbio conta com 6 velocidade e extremamente preciso. Amortecedores controlados automaticamente ou por meio da opção "normal ou sport".
Aerodinâmica é ponto forte nos Porsches, com projetos avançados em downforce, o GT3 RS permite ataques e velocidades altas em curvas. Com componentes para aliviar seu peso, a relação peso/cvs melhorou em relação ao tradicional GT3, agora é de 6,7Kg por cv, antes 7,1Kg por cv. Mais potênte e leve, seu motor é econômico, e cumpre com maestria os rigorosos controle de emissão de poluentes europeu. Para freiar conta com sistema ABS 8.0 de última geração e 6 pistóes em cada pinça.
Externamente ele conta com faróis bi-xenon e auxílio de LED, a traseira também bem desenhada com LED nas lanternas.
O GT3 RS é produzido com bielas de titânio - isso mesmo Titânio, resistentes e ótimo peso, pistões leves para redução de atrito na camâra de combustão. Suas válvulas de admissão e escape são acionados por trunchos muito leves e com ajustes de folga para válvulas. Soma-se tudo e se conclui: "Ótimo aspirado, potência digna de coloca-ló no hall dos esportivos!"
Agora o top da Porsche, GT2 RS, uma lenda viva, grande máquina.
Um monstro de força e pegada, conta com motor 3.6 L em 6 cilindros boxer, comando de válvula variável e turbina com variação de geometria, que gera nada mais que 620cvs e 71,34Kgfm de torque a 2,250rpm. Força extra graças ao seu sistema twin-turbo, duas turbinas de variação geometrica, dá força em baixa rpm e cavalaria extra em alta.
De 0 - 100 km/h é necessário 3.5 segundos, 9,8 segundos para alcançar 200 km/h e 28,9 segundos para 300 km/h.
Sua relação peso/cvs é de 2,21kg por cv, marca impressionante.
Impressionante mesmo é o gráfico de torque desse motor, sobe de uma vez em baixa rotação, ficando linear até praticamente o fim da rotação. Seu turbo chega a 1,59bar de pressão.
Com detalhes luxuosos no interior como alcantara revestindo bancos, volante e teto, metais e fibra de carbono, deixa o carro muito leve e qualidade top de linha nos acabamentos. Sua velocidade final é de 330 km/h.
Falar mais o quê?
GT2 RS, aceleração, velocidade máxima, motor... é superior ao GT3 RS. Porém são dois esportivos diferentes, se seu apelo é pelos aspirados, GT3 RS é a máquina, agora se prefere um carro forte mesmo, sem aliviar palavras, GT2 RS. Existe apenas uma diferença muito grande entre os dois, preço, enquanto um GT3 RS via importadora chega aqui por volta de R$700 mil, o GT2 RS vai chegar pelo mesmo processo por volta de R$1,400 mil.